Google Reader + aideRSS: a revolução do Data Mining nos leitores RSS
Infelizmente o brasilero, mesmo sendo famoso pela facilidade em aderir a novas tecnologias, ainda praticamente naum conhece o RSS.
RSS (http://en NULL.wikipedia NULL.org/wiki/Rss) é uma tecnologia usada pra notificar sobre atualizações em sites. Pra entender melhor, imagine q vc tem 20 sites q vc gosta de visitar. Vc coloca esses sites no bookmark do seu browser, e vez ou outra vc vasculha seu bookmark e volta nesses sites pra ver se tem algo novo. Imagine agora q vc tem 80 sites no seu bookmark q eventualmente publicam algo interessante, aí fica complicado de acompanhar né...
Eu lembro q nos primórdios da net, qd eu era bem noob, eu usava um programa q nem lembro o nome q fazia esse trabalho pra mim. Ele salvava as páginas dos sites q eu cadastrava nele, e às vezes ele ia nesses sites e olhava se eles tinham mudado em relação à versão q ele tinha guarado. Se ele percebesse alguma diferença, ele me informava e eu ia lá ver, qd ele aproveitava pra salvar a versão mais atual. Era uma mão na roda, nem lembro pq parei de usar.
Hoje felizmente temos uma tecnologia padronizada e amplamente suportada q faz isso duma forma bem mais funcional. Um site q suporte RSS possui um link especial chamado feed. Ele, em vez de retornar uma página normal, retorna uma "página" especial, com informações q podem ser facilmente compreendidas por programas, chamados de RSS Readers (http://en NULL.wikipedia NULL.org/wiki/Rss_reader).
Entre as informações disponíveis num RSS, tem a da última atualização do site. O RSS Reader armazena a data da última vez q ele acessou o feed de cada site, e automaticamente (normalmente de 5 em 5 minutos) ele acessa esses feeds e pega os dados. Qd ele vê q a data da última atualização informada no RSS é mais recente do q a última vez q ele acessou o feed, ele carrega o resto do RSS. Nesse "resto", tem vários blocos de informações, 1 pra cada página do site, ordenado em ordem decrescente da data q a página foi publicada. Entre as informações de cada página, temos a sua data de publicação (lógico), o título, o link direto pra página, o autor, e um resumo do conteúdo da página ou mesmo o conteúdo inteiro.
Daí o RSS Reader salva todas essas informações e nos mostra uma lista das últimas atualizações de cada um dos sites q cadastramos nele, informando as páginas ainda naum lidas de forma parecida como acontece com os emails.
É mesmo uma tecnologia muito legal, com ela podemos organizar num lugar só todos os nossos sites favoritos e sabermos, de forma automática e sem fazermos esforço algum, qd qqr um desses sites são atualizados. E de quebra, muitos sites ainda dividem seus conteúdos em categorias, e fornecem 1 feed pra cada categoria. Isso permite q em sites com muitos textos publicados, possamos assinar só as categorias q nos interessam, em vez de termos q ser notificados de tudo q é publicado no site. O Hikari WebSite mesmo faz isso, vc pode ver a lista das principais categorias no Index.
Mas eu sempre tive 2 problemas q dificultavam minha entrada no mundo de facilidades do RSS. o 1º e mais complexo já dá pra imaginar: a quantidade enorme de atualizações q apareciam. Acabava q ficava tanta coisa, e muitos textos q nem me interessavam, q ficava uma bagunça e eu acabava desistindo.
O outro motivo era pior ainda, eu simplesmente nunca consegui encontrar um RSS Reader q me agradasse! Qd eu saía procurando eu encontrava alguns programas standalone (q fazemos download e instalamos no PC) q além de terem interface pobre ainda usavam o Internet Explorer por baixo. Usar Internet Explorer é uma tortura q eu dispenso. Eu até cheguei a encontrar alguns pro FireFox, como o Reader nativo dele (q é simples d+, parecendo mais um bookmark) e alguns plugins (pesados d+ e tb com interfaces q naum me agradaram) q tb naum serviram. Era só começar a adicionar muitos feeds q o FireFox já começava a ocupar muita RAM e ficava inviável.
Google Reader: a solução aparece
Na verdade naum foi com o Google Reader q eu encontrei a solução, mas pra facilitar o entendimento vou falar dele antes.
Ao contrário dos outros RSS Readers, o Google Reader (http://www NULL.google NULL.com/reader/) funciona sobre a Web: nós naum instalamos ele no nosso PC, nós acessamos o site dele e interagimos com dele de dentro do browser como fazemos com qqr outro programa tradicional. Claro q ele suporta o FireFox perfeitamente, e isso resolveu meu 2º problema.
O Google Reader na sua forma original
Mais mesmo se eu tivesse descoberto o Google Reader antes, ainda naum teria adiantado. Finalmente meu 2º problema tava resolvido (encontrei um RSS Reader cuja interface me agradou e q roda em cima do FireFox), mas o 1º continuava.
O Google Reader até tem uma feature muito legal pra organizar os feeds, q é o sistema de "tagged folders". Tags é uma tecnica moderna de organização de informações. Na forma tradicional de usar folders (pastas), colocamos cada informação dentro dum folder apropriado e podemos colocar folders dentro de folders (a velha analogia dos documentos no escritório: nós arquivamos os documentos - em papel mesmo - dentro de pastas, e podemos colocar pastas dentro de pastas... o pessoal q fez cursos pra usar o DOS sabe do q eu tô falando :P ). Já usando tags, atribuímos a cada informação um punhado de tags, e cada tag fica relacionada com essas informações.
A diferença é q com folders só podemos colocar cada informação dentro dum único folder, mesmo q essa informação seja relacionada a mais de 1 folder. Já com tags, podemos relacionar cada informação a várias tags, e ao abrirmos 1 tag todas as informações relacionadas são listadas. Ao passarmos pra outra tag, suas informações tb são listadas, e se alguma informação estiver relacionada a ambas as tags ela vai ser listada dentro das 2. É uma forma muito mais intuitiva e interessante de organizar informações (superada apenas pelo modelo de Brain Mapping, q naum vem ao caso hoje). Alguns webmails modernos usam essa tecnica (só tenho certeza do GMail, o Yahoo Mail naum usa, o Hotmail axo q tb naum).
Oq o Google Reader faz é usar tags, mas mostrando elas como se fossem folders. Assim, usamos todo o poder das tags, ao mesmo tempo q usuários acostumados com os tradicionais folders naum ficam perdidos. Com isso, podemos criar tags com vários assuntos e colocar feeds dentro de várias delas, e ao lermos um texto de um feed dentro duma tag ele é automaticamente marcado como lido em todas as tags onde esse feed foi adicionado.
Uma vantagem de fazer isso é q se tivermos uma quantidade muito grande de feeds sendo acompanhados, em vez de termos q ir de um em um olhar oq tem de novo, podemos ir na tag de um assunto específico, e todas as atualizações desse assunto são listadas, juntas. Por exemplo, se gostamos de carro e keremos acompanhar 8 sites sobre carros, criamos a tag "carro" e colocamos os feeds desses 8 sites dentro dela, e qd estivermos com vontade de ler sobre esse assunto basta ir nessa tag e ler as novidades sobre carros desses 8 sites, duma vez só.
Claro, como eu disse, isso tende a crescer rápido e ficar com tanto conteúdo disponível q logo fica impossível lermos tudo e as atualizações começam a acumular. Mas antes de falar a solução pra esse problema, vou mostrar as principais features da interface do Google Reader. Se vc naum estiver interessado, pode pular pra seção seguinte.
- Botão pra adicionar feeds
- Exemplo duma tag, note como ela visualmente se comporta como um folder (pasta, diretório), podendo ser "fechada" e escondendo os feeds dentro dela. Note tb q ela tem a soma de todas as atualizações dos seus feeds (35 = 15 + 20)
- Lista de feeds
- As atualizações podem ser ordenadas começando pelas mais novas ou mais antigas. Podemos escolher pelas mais novas pra ver as notícias mais recentes, ou ordenar pelas mais antigas pra ver as atualizações q estão prestes a serem apagadas por serem muito velhas ou estarem no final da fila. E ainda tem a opção de tradução!
- Marcamos como lida pra ela naum ser mais exibida
- Atualizações tb podem receber tags, independente dos seus feeds.
- Pelo Manage subscriptions podemos organizar as tags e os feeds.
aideRSS e PostRank: a revolução do Data Mining!
Como eu disse, o Google Reader me atendeu como um RSS Reader de qualidade, com boa interface e q funciona sobre o FireFox. Mas ainda tem o problema da grande quantidade de feeds e da falta de tempo pra ler tudo. Mesmo com as tags ajudando a organizar, a quantidade ainda é acima da nossa capacidade de tempo. É preciso uma forma de filtrar, de eliminar os textos menos interessantes e dar mais evidência aos mais importantes. Como fazer isso?
Há muitos anos vem sendo desenvolvida uma tecnica chamada de Data Mining (http://en NULL.wikipedia NULL.org/wiki/Data_Mining). O princípio dela, é q antes da net qd queríamos alguma informação procurávamos num livro, enciclopédia, no máximo em livros duma biblioteca. A informação era escassa, era lento procurar informação nos livros, mas a pouca quantidade facilitava a organização e assim, ou nós encontrávamos e nos contentávamos com o encontrado, ou ficávamos sem.
Já hoje, a informação é amplamente difundida. Naum só ficou mais fácil ter acesso a todo tipo de informação, como tb ficou muito mais fácil divulgar (vide esse site por exemplo, mantido por um zé mané sozinho). Mas tb ficou impossível consumirmos toda a informação q encontramos, é conteúdo d+!
Óbvio q diante de tanto conteúdo e com a impossibilidade de consumir tudo, nós desejamos priorizar o conteúdo de maior qualidade. Alguns gênios no passado perceberam isso, e viram a necessidade de algo q filtrasse o conteúdo mais relevante e eliminasse todo o resto sem tanto valor. Se isso fosse possível, teríamos a grande vantagem da net é q a variedade e a democratização na produção de conteúdo, com a (geralmente) alta qualidade e confiabilidade dos livros.
Esses gênios fizeram analogia com a mineração, onde os mineradores conseguem extrair minerais preciosos como o ouro e eliminam a terra sem valor. No final, só sobra o conteúdo mais importante na quantidade q possamos consumir, e já tá organizado de forma q possamos fazer algo de útil com a informação sem sermos sobrecarregados. O Data Mining, duma vez só, economiza nosso tempo com a busca e ainda nos indica o conteúdo mais relevante!
Era isso q tava faltando pra mim no RSS! Uma forma de adicionar no RSS Reader todos os sites q eu axasse interessante, ele fizesse seu trabalho me informando das atualizações, e além disso fizesse um Data Mining me indicando os textos mais relevantes e eliminando o resto, q mesmo sendo interessante eu naum tinha tempo de ler. Numa tacada só, eu poderia ter a variedade de muitos sites e a qualidade dos melhores textos.
E o aideRSS (http://aiderss NULL.com/) conseguiu fazer isso! Ele naum é um RSS Reader completo, seus desenvolvedores apenas criaram plugins pra alguns RSS Readers já existentes, incluindo as features de Data Mining. Essa é uma solução perfeita, pq em vez de termos 1 único RSS Reader com Data Mining, correndo o risco dele naum ter uma Usabilidade tão boa ou rodar em cima do Internet Explorer, eles evitaram reinventar a roda e concorrer com readers já estabelecidos no mercado, apenas adicionando a esses readers já existentes oq faltava pra eles ficarem ainda melhor! Assim, nós podemos escolher o nosso preferido, temos mais variedade.
aideRSS sobre o Google Reader, note q só posts com classificação alta são mostrados
No Google Reader, compare a screenshot dele com o aideRSS ativado e a dele original. Cada post passa a ter um PostRank, e no topo passamos a ter uma lista pra filtrar o conteúdo. Qt mais escuro é o laranja, mais restritiva é a filtragem. Os posts q passam pela filtragem são exibidos, e o resto é escondido. Na página do aideRSS tem a lista de RSS Readers suportados (http://aiderss NULL.com/postrank/readers).
Essa "mágica" é permitida pelo PostRank (http://www NULL.postrank NULL.com/postrank), o "outro lado" do aideRSS. Ele é um serviço online oferecido pela mesma empresa do aideRSS. O aideRSS, rodando em cima do RSS Reader q escolhemos, acessa o PostRank com os dados das atualizações q são exibidas, e o PostRank retorna a pontuação de cada uma. A partir dessa pontuação, ele faz a filtragem.
Qd eu conheci esse esquema, eu fikei desconfiado da qualidade e da forma q a pontuação do PostRank é feita. Como eles definem os melhores e piores posts? Quem são eles pra dizerem oq é melhor pra mim? Será q é confiável? E se eles priorizarem alguns sites e boicotarem outros? Pior ainda, e se a coisa toda naum funcionar, e alguns sites ficarem com todos seus posts com nota alta e outros todos com nota baixa? O serviço é do USA, como fica os sites em portuga no Brasil? Se nem RSS Readers os brasileros usam direito, qt mais o aideRSS, e se por causa disso todos os sites brasileros ficarem com nota baixa?
Felizmente eles pensaram nisso, e todos esses problemas em potencial foram eliminados. Quem é o mais indicado pra apontar qual o conteúdo de maior qualidade e relevância? Sem dúvida, nós, a comunidade q produz e consome esse conteúdo!! Eles sabem disso, e é com base nas nossas indicações q eles pontuam cada site e cada post. E nem precisamos ficar preocupados, com medo de apenas uma pequena parcela dos usuários de RSS contribuírem nas indicações (esse é um problema por exemplo do site Alexa, q mantém um rank dos sites mais acessados do mundo, mas pra participar da contagem temos q instalar a toolbar deles - eu já instalei, e a coisa deixou o carregamento das páginas tão lento q tirei no mesmo dia).
Na página explicando como o PostRank funciona tem a lista completa de tudo q o sistema do PostRank leva em consideração pra montar sua pontuação (http://www NULL.postrank NULL.com/postrank). Resumidamente, pra cada citação no RSS feed, ele cataloga a quantidade de blogs q falam sobre o a página, comments na página, comentários em sites como o Twitter, online bookmarks pra página, acessos q ela recebe, etc. É uma quantidade bem grande de fatores q eles levam em consideração. E funciona muito bem, pelo q eu pude ver um site mais famoso naum tem todos os seus posts com classificação alta, e nem um site menos acessado fica com todos os seus posts com nota baixa.
O Hikari WebSite (http://feeds NULL.feedburner NULL.com/HikariWebsite) por exemplo, qd fui testar nem tava indexado no sistema deles ainda (ninguém usando o aideRSS tinha acessado nenhum feed dele), mas foi só eu tentar de novo q ele indexou, e já tinha posts meus bem classificados :D O Consciência Planetária (http://feeds NULL.feedburner NULL.com/ConscienciaPlanetaria), q tem menos acessos, mesma coisa, o Data Mining funciona direitinho e dá pra filtrar só os posts q ele classifica como mais relevantes.
Uma coisa interessante sobre o método deles é q eles naum deixam seus usuários votagem diretamente sobre os sites assinados. Isso é uma boa sacada deles, pq evita q o sistema seja burlado por donos ou fans dum site, aumentar artificialmente seu PostRank. Mas claro q podemos influenciar indiretamente, afinal tb fazemos parte da comunidade global. Pra isso, é só falarmos nos nossos sites sobre posts q lermos e acharmos interessante, adicionar os posts em online bookmarks, etc.
Instalação
Vale a pena mesmo testar esse sistema. Mesmo se no início vc naum tiver muitos sites q keira acompanhar, tendo os programas prontos com o tempo vc vai acessando a Web normalmente, e qd encontrar um site q te interesse vc vai lá e adiciona o feed dele.
Aki eu só vou falar como usar o aideRSS com o Google Reader, q é o único q eu uso. Pra começar, vc deve ir no site do Google Reader (http://www NULL.google NULL.com/reader/) e fazer login coa sua conta no Google.
Com o Google Reader pronto, vc... precisa ter o FireFox, claro. Faça um favor pra vc mesmo e pro resto do mundo e jogue fora a porcaria do Internet Explorer (ah é, vc naum pode desinstalar ele né... apague o shortcut dele então e finja q ele naum existe mesmo ele ainda estando instalado no seu PC) e instale o FireFox (http://www NULL.firefox NULL.com).
Com o FireFox pronto, vc pode voltar ao site do aideRSS e fazer o download da extension pro Google Reader (http://gr NULL.aiderss NULL.com/).
Vc pode escolher entre instalar direto a extension do aideRSS ou instalar a extension GreaseMonkey (https://addons NULL.mozilla NULL.org/firefox/addon/748) e depois instalar o aideRSS em JavaScript pro GreaseMonkey. Eles até pedem pra usar o GreaseMonkey, mas naum explicam o motivo. Ele serve pra modificar o comportamento original dos sites, "adicionando" a eles programas JavaScript customizados. Normalmente esses programas são usados pra esconder partes indesejadas de sites ou adicionar features novas, e os donos dos sites ficam irados pq se quisessem q seus sites fossem diferentes eles mesmos implementariam tais mudanças :P É interessante ver um exemplo de uso do GreaseMonkey onde o dono do site naum se importa com o uso. Anyway, o GreaseMonkey é opcional e vc naum precisa usar ele como intermediário se naum quiser, eu escolhi usar e funciona muito bem.
Com o aideRSS instalado, basta entrarmos novamente no Google Reader e ele já vai estar disponível. Aí é só aproveitar o melhor q a Web pode oferece e ler os melhores conteúdos dos seus sites favoritos :-)
Conclusão
Nesse post meu objetivo principal foi comentar sobre essa grande sacada do aideRSS. Já q eu ia comentar sobre ele, pra naum deixar o conteúdo vago e o post só ser entendido por pessoas q já conhecem as tecnologias como RSS e Data Mining, resolvi aproveitar e falar sobre eles.
Daí foi quase obrigatório dar uma breve explicação aos q ainda naum usam, de como aproveitar as vantagens do RSS com as melhorias do aideRSS. Assim espero incentivar o maior (e melhor!) uso do RSS por parte das pessoas q chegarem a este site.
Espero q tenham gostado e tido paciência pra ler até o final. Como sempre, meus posts são imensos mas tento fazer o possível pra fornecer conteúdo de qualidade em posts desse tipo :)
Depois disso tudo tudo, só me resta pedir críticas dos q naum gostaram, e claro ajuda dos q gostaram pra subir meu rank no PostRank :D
Pra isso vale comentar abaixo falando oq axou dele e falar sobre o post nos seus sites. Além de claro assinar os feeds do Hikari WebSite (http://feeds NULL.feedburner NULL.com/HikariWebsite) e do Consciência Planetária (http://feeds NULL.feedburner NULL.com/ConscienciaPlanetaria), voltando sempre.
É issaí, valeu e até a próxima!
Popularity: 5%
- aideRSS
- Alexa
- atualização
- bagunça
- bookmark
- confiabilidade
- consumir
- conteúdo
- Data Mining
- democratização
- filtrar
- filtro
- FireFox
- gênios
- Google Reader
- GreaseMonkey
- informação
- interface
- Internet Explorer
- livro
- noob
- novas tecnologias
- plugin
- PostRank
- primórdios
- produção de conteúdo
- qualidade
- relevante
- RSS
- RSS feed
- RSS Reader
- tecnologia
- Usabilidade
- variedade
- webmail
It has accumulated a total of 18,184 views. You can follow any comments to this article through the Comments RSS 2.0 Feed. You can leave a comment, or trackback from your own site.
Readers who viewed this page, also viewed:
Related Posts:
- Nota sobre o contador de visitas
- Hikari.WebSite completa 1 ano com 15000 acessos!!
- ConscienciaPlanetaria.com completa 100 acessos!
- Deprecation, the power to unleash from the overpast garbage
- Index
- SavetheInternet.com
- Programas de customização de interface em Travian…
- A importância da Web na nossa vida
- SaferNet apóia censura total à Internet
- Como ter seu próprio email @seunome.com.br
Comentando vc contribui e participa na criação do conteúdo do site.
Contribua. Commente. :)
(Os comentários abaixo representam a opinião dos visitantes, o autor do site não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)